Sobre Ubatuba

cidade de Ubatuba

Ubatuba é um município do estado de São Paulo, localizado no litoral norte. A população aferida pelo IBGE na contagem de 2010 foi de 78 870 habitantes. O território municipal ocupa 712 km², 83% dos quais localizados no Parque Estadual da Serra do Mar. A densidade demográfica de 105,33 hab/km². Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias por cumprir determinados requisitos definidos por lei estadual.

Seu nome tem origem tupi e significa "abundância de cana silvestre", "bosque de cana silvestre" ou, ainda, preferencial e historicamente, "muitas canoas".

Ascensão e Decadência Econômica

De 1800 a 1890 Ubatuba teve o privilégio de ser uma cidade rica, por três vezes a arrecadação do município superou a de São Paulo, o motivo foi à reabertura do Porto. Os ricos exportadores voltaram a reativar seus negócios, nesse período foram construídos os mais imponentes prédios, casas de comércio, escritórios de exportação e luxuosas residências, evidenciando o teatro, onde atualmente funciona o Fórum da Comarca.

Ubatuba chegava ao apogeu econômico e a euforia chegou a ponto dos exportadores planejarem uma ferrovia para modernizar o Porto e fazer concorrência com Santos e Rio de Janeiro e atender os agricultores do Sul de Minas. Mas a pressão dos concorrentes dos outros Portos fez com que o governo decretasse a primeira moratória do Brasil, para impedir a construção da ferrovia.

Os ricos mudaram de cidade, ficaram os pobres e pequenos comerciantes vendo os imponentes sobrados sendo destruídos pelo abandono. Uma tentativa de se construir uma ferrovia entre Taubaté e Ubatuba foi vista com muita esperança, mas a proposta fracassou. A população diminuiu em duas mil pessoas. A estrada da serra ficou praticamente desativada e o tráfego marítimo foi reduzido a um navio de dez em dez dias, no caminho entre Santos e Rio de Janeiro. Ubatuba voltava ao isolamento, não havendo estrada terrestre ao longo do litoral, com toda a comunicação sendo realizada através de canoas.

Somente em 21 de abril de 1933 houve uma nova esperança. Era o engenheiro Mariano Montesanti que descia a serra no seu carro inaugurando a estrada que construiu, ligando o município a Taubaté por rodovia, o que despertou uma nova etapa na história da Cidade Ubatuba.

Dias atuais

Em 1948 conquistou a categoria de estância balneária, em 1950 os taubateanos iniciaram a construção de casas de veraneio e obteve um impulso em 1964, quando o industrial e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (o Ciccillo Matarazzo) foi eleito prefeito da cidade, e buscou seu desenvolvimento, convocando arquitetos e paisagistas, constituindo uma arquitetura com proporções bem resolvidas, simplicidade construtiva, linhas harmoniosas e respeito ao clima e ao meio ambiente. Com o passar dos anos Ubatuba sofreu demasiadamente com a especulação imobiliária desenfreada, fazendo com que grande parte de seu rico patrimônio histórico fosse se perdendo, sendo demolido para construção de apartamentos, casas de veraneio e lojas comerciais. Hoje em dia infelizmente pouco sobrou deste rico patrimônio arquitetônico, sendo possível destacar principalmente o Sobradão do Porto, localizado no centro da cidade. Até hoje a cidade sofre a consequência do crescimento desordenado e do turismo especulativo.

Hoje Ubatuba resgata seu passado na cultura caiçara, nas ruas, nas festas de origem portuguesa e nos edifícios históricos, revelando seu potencial como Estância Balneária para o Turismo.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Ubatuba.

Blog do Guia da Cidade de Ubatuba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Ubatuba por e-mail
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Cunha, Paraty, Caraguatatuba, Natividade da Serra e São Luís do Paraitinga

Dados Principais sobre Ubatuba

Aniversário: 28 de outubro
Fundação :
1637
Gentílico:
Ubatubense
Area:
712,116 Km²
População
78,870 hab. (2010)
IDH 0,795 - médio
Prefeitura Ubatuba


Brasão de Ubatuba
Brasão de Ubatuba

Bandeira de Ubatuba
Bandeira de Ubatuba

Vídeo sobre a cidade de Ubatuba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Ubatuba

Mapa Ubatuba - Ver outros: Mapa Bairros São Paulo

 

Moradores ilustres de Ubatuba

 

   

  Sobre o EncontraUbatuba
Fale com EncontraUbatuba
Anuncie no EncontraUbatuba
Cadastre sua Empresa no EncontraUbatuba (grátis)


Termos EncontraUbatuba | Privacidade EncontraUbatuba


Bandeira de Ubatuba